De acordo com a cosmogonia Grega, antes do homem ser criado, só havia terra e ar e antes mesmo de existir o ar e a terra, se necessitava de um lugar para estes se manifestarem.
Este lugar era o Caos: que era o lugar onde existia só a possibilidade de ser.
No sonho do Caos só existia o Pensamento, que crescia e palpitava e este Pensamento estabeleceu a Ordem.
Tão poderoso e eficaz foi este Pensamento que chamou a si mesmo de Eros, e ao pronunciar aquele nome, o Caos se transformou no Momento.
Do Caos e Eros surgiram a obscuridade chamada Nyx e o movimento chamado Boreas, o vento.
Em sua primeira dança cósmica, Nyx e Boreas, giraram em movimento arrebatado e frenético até que tudo que era denso e pesado descendeu, e tudo que era leve ascendeu.
A matéria densa era Gaia e de sua chuva e de sua semente proveu sua descendência.
A Deusa
A Deusa Gaia, a grande Mãe Terra, portanto é uma das primeiras Deusas Gregas. Ela deu forma a tudo e criou seus filhos: a terra, os mares, as montanhas, as plantas, os animais, as estrelas e etc. Gaia deu vida a cada um de seus filhos para que eles vivam em liberdade e harmonia, desfrutando da beleza de sua criação.
A primeira criação de Gaia, contudo, foi Urano, o céu. Urano, que pode ser visto como criação ou como filho, tomou Gaia como sua esposa e os dois tiveram diversos outros filhos.
A História
Contudo, cada vez que um filho nascia, Urano o escondia em algum lugar em Gaia para que ele tivesse a atenção da Deusa única e exclusivamente dele. Com isso, Gaia foi se sentindo cada vez mais pesada e triste por não poder ver os próprios filhos.
Cronos, o Titã mais novo, decidiu por um fim nesse “relacionamento abusivo”. Quando Urano se prepara para penetrar Gaia, Cronos corta o pênis do pai com sua foice. Gotas de sangue e sêmen caem por toda parte e, em cada local que tocam, um novo nascimento ocorre. O mais conhecido nascimento deste evento é o nascimento da Deusa Afrodite. Quando o sêmen de Urano toca o oceano, surge uma espuma (Aphros) e desta espuma surge a Deusa mais bela de todas, Afrodite
Os Símbolos
Significado de Gaia e Símbolos de Gaia
A palavra Gaia significa Terra. A Deusa Gaia está sempre relacionada à:
Abundância;
Prosperidade;
Amor infinito;
Origem de tudo.
Os principais símbolos de Gaia são:
Planeta Terra;
Fartura;
Florestas e Rios;
Serpente.
A serpente é vista como um símbolo de Gaia porque ela representa a renovação ao deixar uma pele e “renascer” e também por ser um animação de proteção que protegia os grãos contra roedores.
A Serpente Píton que habitava Delfos, é filha de Gaia.
Salve a Nascida do Caos!
Doadora da Forma, da qual a vida jorra eternamente, a terra sob nossos pés, senhora da abundância.
Gaia Lilac, Gaia Yabá, Gaia Pacha, Gaia Wakama!
Nenhum comentário:
Postar um comentário